Comentários

13/12/2011

Plim! Plim! - O Melhor da TV nacional (parte 2)

Antes que muitos perguntem: vocês não vão encontrar aqui séries da Record ou do SBT, ok? Apenas programas da Rede Globo, por que este quadro foi feito com o que EU considero bom na TV brasileira e eu, até parar de ter tempo pra TV, só assistia Globo.

E pra começar nossa série especial sobre televisão brasileira, convidamos vocês a conhecer um pouco mais sobre Hoje é Dia de Maria, bebê!

A perolazinha da tevê brasileira. Uma microssérie em 8 capítulos, inspirado nas fábulas infantis que, foi tão boa e criativa que ganhou uma segunda ‘micro’ temporada, com 5 capítulos.



Abusando de cenários belos, muito jogo de luz, maquiagem fantástica, uma fotografia nunca antes feita na tevê brasileira, atuações e direção épicos, Hoje é Dia de Maria se torno referência em série-arte. Teve sua primeira temporada exibida no começo de 2005, no intervalo de verão dos seriados da Globo, e a segunda temporada em outubro do mesmo ano.

Hoje é Dia de Maria conta a história da menina Maria (Carolina Oliveira), que perdeu sua mãe e sofreu pacas nas mãos da madrasta. Foi enterrada pela velha e ressuscitada pelo pai, quando este voltou de sua viagem. Maria sonhava em conhecer as franjas do mar e viajou para realizar seu sonho. No trajeto, protegida por Nossa Senhora da Conceição, atravessa histórias fantásticas e conhece personagens clássicos da cultura popular brasileira. Dentre as aventuras que vive, defende seu amigo Zé Cangaia do Diabo Asmodeu, que lhe rouba a infância, transformando a pequena Maria na bela Letícia Sabatella, a Maria adulta.


O amado de Letícia também sofre de uma maldição, transformando-se em pássaro toda manhã. Além de Asmodeu, o diabo, o Saltimbanco Quirino também odeia o namorado de Maria, por ser apaixonado por ela, e aprisiona o coitado.

Na segunda jornada de Maria, ela viaja para a cidade, conhece seus prazeres e vê a guerra, a destruição, além de conhecer o personagem fenomenal interpretado por um magérrimo Rodrigo Santoro, com cabeça de livro.

Idealizada por 12 anos pelo seu diretor, Luiz Fernando de Carvalho, foi ao ar em comemoração aos 40 anos da Globo. Hoje é Dia de Maria dá vontade de que todos os dias sejam dela, para que possamos nos apaixonar por uma microssérie de beleza estética que lançou a arte como principal finalidade da produção, no horário nobre do canal de Roberto Marinho.


Para segunda série, seguindo a beleza estética de Hoje é Dia de Maria, temos Amor em 4 Atos.

Se eu, que amo teatro, fico apaixonado por produções da tevê que tenham uma essência muito teatral, para quem ama música, Amor em 4 Atos é a obra prima mais recente da Rede Globo.


Trazendo para a tevê histórias inspiradas em músicas de Chico Buarque de Holanda, 3 histórias, em 4 episódios, a microssérie de criação e direção de Roberto Talma traz uma belíssima e apaixonante Alinne Moraes, disparada, a estrela do show.


Inspirada em A vitrine, Construção, Mil perdões, Folhetim e Ela faz cinema, Amor 4 Atos traz Marjorie Estiano e Malvino Salvador como casal do primeiro episódio – além da paixão de Rafic (Cacá Rosset), um vendedor de comida árabe, pela voz da rádio do metrô –; Dalton Vigh, Carolina Ferraz, Gisele Froés e Dudu Azevedo num "quadrângulo" amoroso, no segundo episódio; e Alinne Moraes e Vladimir Brictha como o casal-sensação dos episódios 3 e 4, onde ele, no processo de separação do seu casamento com Camila Morgado, conhece ela, uma prostituta, e apaixona-se – acompanhados sempre da personagem de Alice Assef, uma travesti que sonha em ter seu talento para a música descoberto por algum produtor magnata italiano.


Amor em 4 Atos tem uma beleza estética digna da beleza das músicas de Chico, além de histórias e romances que honram a qualidade das músicas em que se inspira.

Não é nem preciso falar que, sendo a overdose musical que é, não erra um tiro sequer na escolha da trilha.
Amor em 4 Atos foi feito em coprodução com a RT Features e foi ao ar em janeiro deste 2011, deixando a gente com vontade de assistir um Amor em 365 atos, no ano que vem e nos seguintes. 


Especial - ZORRA TOTAL DO DIA!
Como SHAME ON YOU da telinha brazuca, temos para hoje... 
A Escolinha do Gugu!


Eu me recuso a fazer qualquer consideração sobre esta patacoada!

Vejo vocês amanhã, depois dos reclames do Plim! Plim! ;)

Eduardo Dot

Sobre o autor

Eduardo Dot: Estudante de Administração e quase psicólogo, escreve sobre tecnologia e games. (leia mais...)

Twitter | Facebook