Comentários

12/12/2011

Plim! Plim! - O Melhor da TV nacional (parte 1)

PopLoaders de plantão! Sei que eu não tenho nada a ver com tevê e séries; sei que eu deveria escrever sobre tecnologia, mas me deu vontade de falar sobre outro assunto e vocês me dão licença por que eu não sou obrigada!
Prim! Prim! TCHAN!
Nessa segunda semana de Pop Loaded eu vou trazer pra vocês um especial em 5 postagens, começando com essa, sobre séries, minisséries e seriados nacionais; algo que eu, ex-ator de teatro, sempre apreciei.

Começando pelo começo, vamos ver o que classifica um programa como série, minissérie ou seriado.

OBS: este não é um artigo científico e eu não estou nem aí se vocês sabem todas as normas técnicas da ABNT para classificar um programa ou outro em cada um desses nomes, oka? Got it? Então vamos continuar...

Séries e seriados, geralmente, são confundidos. Isso é culpa dessa juventude sedenta por entretenimento que chama de ‘série’ o que deveria ser chamado de ‘seriado’. Mentira. Apenas para fins de compreensão, vamos dizer que séries são aquelas novelas que passam nas férias dos programas semanais noturnos, da GlUÓbo, e duram de 3 a 4 meses começando às terças-feiras, depois do Big Brother. Têm episódios todos os dias da semana, com exceção do sábado, não duram tanto tempo quanto uma novela e são vendidos depois em boxes especiais que custam mais de 300 reais, pela Som Livre.

Minisséries são séries que não duram mais do que um mês. Na sede de testar vários formatos de novos programas, tentando repetir o sucesso de alguns especiais de Natal (como A Diarista), no único período que tem livre da Grande Família, durante as nossas férias de verão, a Globo tem preferido lançar várias minisséries, com histórias e formatos diferentes, no lugar de uma série apenas. Outro período em que também costumam passar minisséries são as férias de julho, por serem mais curtas.

Seriados são os nossos programas que passam semanalmente, com temporadas bem definidas, no mesmo modelo que rola com o seu Glee, ou com o Grey’s Anatomy do seu namorado, sua viada. A principal diferença dos nossos seriados para os dos norte-americanos, é a frequência dos episódios, que não fazem pausas estratégicas, como ocorre sempre por lá, nos deixando desesperados, na espera de duas, três ou quatro semanas inteiras sem novidades sobre como Meredith vai fazer pra se livrar dos pentelhos de Derek que ficaram presos em seus dentes.

Tem ainda a microssérie, que é uma alternativa ainda mais resumida da minissérie, como foram a segunda (e última) temporada de Hoje é Dia de Maria, ou a recente Amor em 4 Atos (que tem 5 episódios? Não, sua burra. Tem 4! QUATRO ATOS! PATA!).

Repetindo: essa é uma divisão que EU, no auge da minha ignorância sobre televisão e no alto do meu conhecimento sobre Administração de Empresas, faço.

Eu, o ignorante, sou apaixonado por alguns programas da TV brasileira, e vou trazer para vocês, durante essa semana, 8 séries, minisséries, microsséries ou seriados que considero verdadeiras obras de arte! Aqueles que valem a pena pagar R$ 300 por temporada/DVD da Som Livre, para guardar na prateleira, ou assinar o Viva, novo canal da Globo de velharias, e não perder um episódio sequer.

Eduardo Dot

Sobre o autor

Eduardo Dot: Estudante de Administração e quase psicólogo, escreve sobre tecnologia e games. (leia mais...)

Twitter | Facebook